ORAÇÃO


Resultado de imagem para ORACAODe modo geral costuma-se definir a oração como um diálogo entre a criatura e o criador e, neste sentido, parece que o mais importante nesse diálogo é aquele que reza.
Todavia esse conceito não exprime a verdade, uma vez que o mais importante na oração não é o eu, a criatura, mas o tu, Deus.

Na oração o agente mais importante, assim é o próprio Deus que vem em auxilio da criatura para libertá-la da escravidão da corrupção e conduzi-la à libertação e à felicidade.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz:“A oração é a vida do coração novo e ela deve nos animar a cada momento. Nós, porém, esquecemo-nos daquele que é nossa Vida e nosso Tudo. Por isso os Padres espirituais, na tradição do Deuteronômio e dos profetas, insistem na oração como “recordação de Deus”, despertar freqüente da “memória do coração”: É preciso se lembrar de Deus com mais freqüência do que se respira.” (confira inciso 2697).

Embora pareça que somos nós que temos o impulso de orar, na verdade, esse impulso vem de Deus, por isso São Paulo na Epistola aos Romanos diz: “Também o Espírito vem em auxílio de nossa fraqueza, porque não sabemos pedir o que nos convém. O próprio Espírito é que advoga por nós com gemidos inefáveis.”

O inesquecível Papa João Paulo II, a quem quero reverenciar pelos meus quase cinco lustros de episcopado nesta semana celebrados, afirma: “O homem atinge a plenitude da oração não quando nela exprime com intensidade o seu próprio eu, mas quando permite que nela se torne plenamente presente o próprio Deus. É o que atesta a história da oração mística no Oriente e no Ocidente: São Francisco, Santa Teresa d`Ávila, São João da Cruz, Santo Inácio de Loyola e, no Oriente, por exemplo, São Serafim de Sarov, e muitos outros”. (cf. Cruzando o Limiar da Esperança – Editora Francisco Alves, pág. 37).

ABAIXO SEGUE ALGUMAS DAS ORAÇÕES

01. Pelo Sinal da Santa Cruz


02. Credo


03. Pai-Nosso


04. Ave-Maria


05. Glória ao Pai

06. Salve Rainha


07. Ó Meu Jesus

08. Santo Anjo

09. Ato de fé

10. Ato de esperança


11. Ato de contrição

12. Ato de caridade


13. Ato de confiança

Nenhum comentário:

Postar um comentário