PAPA FRANCISCO FALA PARA 50 MIL COROINHAS



Mais de 50 mil jovens coroinhas de língua alemã encontraram-se com o Papa Francisco
Rádio Vaticano
Em clima de festa, mais de 50 mil coroinhas de língua alemã se encontraram com o Papa Francisco no final da tarde desta terça-feira, 5, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Após a celebração das Vésperas e a saudação ao Santo Padre feita pelo presidente da Conferência Episcopal alemã, Cardeal Reinhard Marx, o Pontífice respondeu às perguntas de alguns jovens coroinhas.
“Livres! Porque é lícito fazer o bem”. O tema da peregrinação a Roma dos coroinhas alemães esteve presente na celebração das Vésperas.
Na homilia, o Santo Padre disse que o Senhor quer pessoas livres. “Deus nos mostra que Ele é o bom Pai”. E o faz mediante a encarnação de seu Filho. Através de Jesus, “podemos entender aquilo que Deus verdadeiramente quer”:

“Ele quer pessoas humanas livres, a fim de que se sintam como filhas de um bom Pai. Para realizar esse desígnio, Deus precisa somente de uma pessoa humana. Precisa de uma mulher, uma mãe, que coloque o Filho no mundo. Ela é a Virgem Maria, que honramos com essa celebração vespertina. Maria foi totalmente livre. Em sua liberdade disse sim.”
Jovem como protagonista na Igreja
Deus quer pessoas livres, diz Papa aos jovens coroinhasApós a homilia, o Pontífice respondeu a algumas perguntas. Como os jovens – perguntou um coroinha – podem ser mais protagonistas na vida da Igreja?
Francisco respondeu recordando que o “mundo precisa de pessoas que testemunhem aos outros que Deus nos ama”. Não basta “colocar-se a serviço do bem comum oferecendo coisas necessárias para a existência”, como o alimento, as vestes, os cuidados médicos, a instrução, a informação e a justiça.


“Nós, discípulos do Senhor, temos uma missão a mais: a de sermos ‘canais’ que transmitem o amor de Jesus. E nessa missão, vocês, adolescentes e jovens, têm um papel particular. Vocês são chamados a falar sobre Jesus a seus coetâneos, não somente no seio da comunidade paroquial ou da associação de vocês, mas sobretudo aos de fora. Este é um compromisso reservado especialmente a vocês, porque com a coragem, o entusiasmo de vocês, a espontaneidade e a facilidade para o encontro podem chegar mais facilmente à mente e ao coração daqueles que se distanciaram do Senhor.”
“Muitos adolescentes e jovens da idade de vocês – acrescentou o Papa – têm uma imensa necessidade de alguém que com a própria vida lhes diga que Jesus nos conhece, nos ama, nos perdoa, partilha conosco nossas dificuldades e nos sustenta com a sua graça”:
Deus quer pessoas livres, diz Papa aos jovens coroinhas“Mas para falar aos outros de Jesus é preciso conhecê-lo e amá-lo, fazer experiência d’Ele na oração, na escuta de sua Palavra. Nisso vocês são facilitados pelo serviço litúrgico que prestam, que lhes permite estar próximo de Jesus Palavra e Pão da vida. Dou-lhes um conselho: o Evangelho que vocês ouvem na liturgia, releiam-no pessoalmente, em silêncio, e apliquem-no à vida de vocês; e com o amor de Cristo, recebido na santa Comunhão, você podem colocá-lo em prática. O Senhor chama cada um de vocês a trabalhar em seu campo; chama-os a serem alegres protagonistas de sua Igreja, prontos a comunicar a seus amigos aquilo que Ele lhes comunicou.”


Como conciliar o trabalho na igreja com outras atividades?

Outro coroinha perguntou como é possível conciliar várias atividades, entre as quais a atividade esportiva ou a paixão pela música, com o compromisso de ministrante. O Papa disse que é preciso saber planificar, entender o que é realmente importante e recordar-se do Senhor:
“É preciso organizar-se um pouco, programar as coisas de modo equilibrado… mas vocês são alemães, e isso não é difícil para vocês! Nossa vida é feita de tempo e o tempo é dom de Deus, portanto é necessário empregá-lo em ações boas e frutuosas.

Fé e liberdade
Como experimentar – perguntou por fim um terceiro coroinha – que a fé significa liberdade? De Deus recebemos o grande dom da liberdade, afirmou o Papa.
“Se não é exercida bem, porém, a liberdade pode nos levar para longe de Deus, pode fazer-nos perder a dignidade da qual Ele nos revestiu. Por isso são necessárias orientações, indicações e também regras, tanto na sociedade quanto na Igreja, para ajudar-nos a fazer a vontade de Deus, vivendo assim segundo a nossa dignidade de homens e de filhos de Deus. Quando não é plasmada pelo Evangelho, a liberdade pode transformar-se em escravidão: a escravidão do pecado.”
Por fim, o Papa acrescentou: “Caros adolescentes e jovens, não usem mal a liberdade de vocês! Não desperdicem a grande dignidade de filhos de Deus que lhes foi dada! Se Seguirem Jesus e o seu Evangelho, suas vidas desabrochará como uma planta em flor, e dará frutos bons e abundantes! Vocês encontrarão a alegria autêntica, porque Ele nos quer homens e mulheres plenamente felizes e realizados. Somente aderindo à vontade de Deus podemos realizar o bem e ser luz do mundo e sal da terra.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário